Integrantes do projeto Orchestra Brasil participam da feira Xylexpo, na Itália, e mostram o potencial da produção nacional de componentes para móveis
Representantes das indústrias de acessórios, componentes, ferramentas, máquinas, software para layout e matérias-primas para móveis estarão entre 4 e 8 de maio na Xylexpo, em Milão, para apresentar a produção nacional no mercado europeu, referência em tecnologia e inovação no setor moveleiro. A ação de promoção das empresas em uma das principais feiras de componentes, máquinas e matéria-prima da Europa é uma realização do Orchestra Brasil, projeto nacional que qualifica os suprimentos da produção brasileira de móveis para exportação, em parceria com a APEX-Brasil.
A Renner Sayerlack, maior e mais especializada em tintas de transformação de madeiras na América Latina, vai participar da feira para reforçar a presença global, apoiada pelo Orchestra Brasil, com foco nos produtos de alta tecnologia e ecológicos, como Poliésters, Poliuretanos de alto sólidos, Ultra Violeta, e os de tecnologia a Base de Água. Segundo Gustavo Lorencini, gerente de exportação, a empresa também quer apoiar os muitos clientes brasileiros que visitam a feira.
A expectativa da paranaense Brasmacol, hoje com maior atuação no mercado moveleiro nacional, é passar a atender também o mercado externo após a participação na Xylexpo. Já a Kolafit, de Piraquara (PR), líder em junção de lâminas de madeira na América Latina, exporta para a América do Sul, Europa, Ásia e América Central e quer reforçar sua presença na Itália oferecendo produtos como fios resinados e fitas gomadas com papéis certificados, e a cola animal produzida na filial do Rio Grande do Sul, totalmente orgânica, com certificações de empresa verde.
Para a Akeo, de Bento Gonçalves, uma das principais fabricantes de acessórios para móveis do país, participar de uma feira como a Xylespo é importante por ser uma oportunidade de divulgar a marca e os produtos no mercado externo. No mercado brasileiro, a empresa comercializa seus produtos nos principais polos moveleiros: Bento Gonçalves, Ubá, Arapongas e interior de São Paulo. No mercado externo, a Akeo trabalha com revendas que atendem toda a América Latina.
A Affemaq, Associação dos Fabricantes de Ferramentas, Máquinas e Acessórios para a Indústria Moveleira, terá associados presentes na Xylexpo para buscar aproximação com os fabricantes de máquinas. Segundo o presidente da associação e diretor da empresa Aspersul, Luciano Rombaldi, Itália e Alemanha, têm bastante tradição na fabricação de máquinas e ferramentas. “Teremos a oportunidade de fazer negócios durante a feira, tanto com vendas diretas, como o desenvolvimento de parceiros”, afirma Rombaldi. “Lá podemos ainda absorver o que existe de mais moderno em se tratando de máquinas, ferramentas e acessórios para o mercado moveleiro.”
O Orchestra Brasil é coordenado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis) de Bento Gonçalves. Por meio do projeto, 65 empresas de pequeno e médio porte de todo o país, recebem apoio para a expansão, prospecção de novos mercados e incentivo à participação de feiras internacionais e rodadas de negócio.
Fontes:
Publicado em: 2010-05-12