O Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis), de Bento Gonçalves, comemora, em abril, 33 anos de atuação a frente do maior polo moveleiro do Estado e o mais produtivo do país. Desde 1977, a entidade trabalha em prol de mais de 300 empresas moveleiras, que estão entre as maiores do Brasil, e representam 70% da economia e 56% do PIB de Bento Gonçalves, contribuindo também com 17% da produção nacional de móveis. Hoje, o Sindmóveis é presidido pelo empresário Glademir Ferrari, da Sademi Móveis, que possui mais de 34 anos de experiência no setor.
O sindicato realiza alguns dos maiores eventos internacionais do setor mobiliário, como a feira de negócios Movelsul Brasil e o evento de design Casa Brasil. É responsável por um dos principais concursos de design da América Latina, o Salão Design, com o objetivo de incentivar a criatividade e a inovação tecnológica, e pelo projeto Orchestra Brasil, que qualifica os suprimentos da produção brasileira de móveis.
Segundo Glademir Ferrari,“A entidade realiza ações inovadoras para incentivar a atividade produtiva em todos os níveis e segmentos e busca expandir a representatividade das empresas através de programas de apoio, considerando a alta qualidade de seus produtos e a importância da descoberta de novos nichos de mercado”. Entre as conquistas do Sindmóveis, juntamente com as entidades representativas do setor, está a equalização do IPI sobre móveis para 5%, além do excelente resultado da Movelsul, que contou com a participação de importadores de 16 países e deve gerar cerca de US$ 15 milhões em negócios. O sindicato também comemora o aumento de 11,8% das exportações nacionais e 2% das exportações regionais de móveis no primeiro trimestre deste ano.
Fontes:
Publicado em: 2010-04-23