Evento identifica e oferece soluções para o consumidor do novo Brasil
A maior feira de móveis da América Latina, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), chega a 17a edição com novidades que prometem alavancar os negócios na cadeia moveleira do principal polo produtivo do setor no país. Com a expectativa de receber mais de 34 mil visitantes de 70 países, a Movelsul terá mais de 350 expositores. Num ano que promete ser de plena recuperação para a economia, que começa com alíquota zero de IPI para os móveis até o final de março e que terá muitas outras novidades para o setor, a estimativa é que a feira movimente 300 milhões de dólares entre os dias 22 e 26 de março no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Uma das grandes novidades que deve mexer com o mercado é o projeto O Consumidor do Novo Brasil. No Parque de Eventos, será montada uma casa popular, construída em um espaço de 50 m² - no molde dos empreendimentos oferecidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida –, com móveis e complementos oferecidos pelos parceiros Carraro, Tok & Stok e Rhimper Engenharia. O custo total do projeto é de 66 mil reais -- seis mil reais para móveis e decoração e 60 mil reais para a casa. Trata-se de um exemplo prático e funcional que mostra ao público que design não significa produto de alto custo.
O Consumidor do Novo Brasil vai mostrar aos fabricantes que é possível agregar valor aos móveis sem elevar os custos e, aos lojistas, a importância da ambientação para atrair esse novo consumidor.
Outro projeto que ganhou forma em 2010 e será apresentado na Movelsul é o Móveis & Imóveis, pioneiro no país. Ele vai promover rodadas de negócios entre fabricantes de móveis (expositores da Movelsul) e construtoras nacionais e internacionais. O objetivo é a aproximação da indústria moveleira com a da construção civil, um dos setores que mais cresce no país, especialmente após o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A ideia é proporcionar a venda de imóveis mobiliados a preços competitivos, e com condições facilitadas.
A Movelsul Brasil vai apresentar também o Projeto Comprador, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação (Apex), para incentivar a abertura do mercado internacional para o móvel brasileiro. Empresas brasileiras integrantes do Programa Brazilian Furniture vão participar de rodadas de negócios com importadores de 16 países convidados pelo Sindmóveis, entre eles México, Colômbia, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, Chile e Angola. Estão previstas cerca de 400 rodadas. Com todas essas novidades, não há dúvida que a Movelsul é uma verdadeira vitrine da produção nacional de móveis aberta para o mundo.
MOVELSUL BRASIL 2010
Grandes oportunidades para grandes negócios
17ª edição da maior feira de móveis da América Latina
Data: 22 a 26 de março
Horário: 12h às 20h
Local: Parque de Eventos – Bento Gonçalves (RS)
Área da exposição: Mais de 57 mil m²
Número de expositores: Cerca de 350
Estimativa de público: 34 mil profissionais
Estimativa de países visitantes: 68
Estimativas de volume de negócios: US$ 300 milhões
Realização: Sindmóveis – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Patrocínio: Banrisul/Duratex/Renner Sayerlack
Fontes:
Publicado em: 2010-03-19