A Casa Brasil, feira de produtos contemporâneos de alto padrão que acontecerá de 2 a 6 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), surpreende a cada edição pela qualidade da apresentação dos expositores e pela proposta de oferecer inspiração, em um espaço para a cultura e troca de ideias. Além da mostra das maiores marcas do país, que lançam tendências em mobiliário, iluminação, decoração e complementos para ambientes residenciais e corporativos, a feira conta com atividades culturais e seminários internacionais.Em 2009, os palestrantes foram Eugênio Perazza, fundador da Magis, um dos mais conhecidos escritórios de design da Europa; o designer indiano Satyendra Pakhale; a jornalista e crítica de design italiana Cristina Morozzi; o designer italiano Rodrigo Rodriquez e o brasileiro Marcelo Rosenbaum. Neste ano os nomes confirmados são:Konstantin Grcic - Alemanha Natural de Munique, Alemanha, Konstantin Grcic começou a estudar design entre 1988 e 1990, no Royal College of Art, em Londres, após ganhar experiência como marceneiro e restaurador no Pernham College, também na Inglaterra. Depois de abrir seu próprio estúdio, o Konstantin Grcic Industrial Design, Grcic tem desenhado móveis e objetos de design para as mais prestigiadas marcas internacionais, como Magis, Moormann, Authentics, Vitra, Thomas/Rosenthal, Flos, ClassiCon, entre outras. Além disso, seus projetos, nada minimalistas, já receberam dezenas de prêmios internacionais e renderam a ele o convite de honra para a Bienal de Interiores Kortjk, na Bélgica, onde apresentou uma grande exposição de seu trabalho no ano 2000. Em 2001, seu candeeiro Mayday (produzido pela Flos) ganhou o Compasso de Ouro daquele ano e passou a fazer parte da coleção permanente do MoMa, em Nova Iorque. Grcic também foi nomeado Designer of the Year pela Design Miami 2010.Riccardo Blumer – SuíçaDesigner e arquiteto, Blumer tem forte atuação na Itália. Atende empresas como Alias, Artemide, Poliform e Desalto e tem no currículo prêmios como Design Preis Schweiz (Suíça) e Compasso d’Oro ADI Award (Itália). É professor de planejamento arquitetônico na Academia di Architettura na Itália. Já trabalhou na Domus Academy e no Instituto Europeu de Design, em Milão.
Fred Gelli – Rio de JaneiroÉ sócio–fundador e diretor de criação da Tátil Design de Ideias, empresa de Branding e Design, responsável pela criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com grandes clientes, como Natura, Nokia, Coca-Cola, dentre outros. Conquistou mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o iF Design Award; IDEA –USA; D&AD Global Awards – USA; Cannes Lions; Caboré – Brasil. Participou como jurado dos mais importantes prêmios internacionais de design, como D&AD Global Awards e Cannes Lions. É professor do departamento de Design da PUC-RJ, onde ministra os cursos de Ecoinovação e Biomimética; membro do Comitê de Tecnologias Sustentáveis da Natura e palestrante em inúmeros eventos nacionais e internacionais sobre Design, Branding e Sustentabilidade.
Renato Imbroisi – Rio de JaneiroRenato Imbroisi é um dos principais nomes brasileiros quando o assunto é design têxtil. Tecelão e empreendedor, ele dissemina sua arte mundo afora, produzindo peças artesanais com a cara do Brasil. Faz parte do projeto “Bichos do Mar de Dentro”, no qual é responsável por produzir cachecóis, fantoches, bolsas e ursos de pelúcia, tudo com enfoque na fauna da região da Costa Doce, que inclui o chamado Mar de Dentro, e que se estende de Guaíba ao Chuí (RS), constituindo o maior complexo lagunar do mundo, formado pela Laguna dos Patos, Lagoa Mirim e Mangueira. Idealizou e foi o curador de exposições com enfoque no reconhecimento e na valorização da cultura brasileira, tais como “Natureza e Arte no Brasil Central” e “Meninas Geraes”, no Espaço Cultural BNDES, Rio de Janeiro, em 2002 e 2003, respectivamente; “Terra do Pau-Brasil”, Espaço Manabu Mabe, na Embaixada do Brasil em Tóquio, em São Paulo e Salvador, no ano 2000; “Mãos Mineiras”, também na Embaixada do Brasil em Tóquio, em1999; “Nó”, no Museu de Arte de São Paulo, Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, e Casa Cambuquira, em Belo Horizonte, em 1996; “As Marias”, em Bolonha e Milão, na Itália, em 2002; Projeto da instalação de uma escola de artesanato para a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, em Moçambique, e Idealização e curadoria para a exposição “Que Chita Bacana”, no SESC – Belenzinho, em São Paulo, em 2005.
Fontes:
Publicado em: 2011-04-08